um weblog sobre literatura, viagens, momentos, poesia, sobretudo, sobre a vida. enfim, um weblog com histórias dentro.

sexta-feira, dezembro 30, 2005

Nao percebo e percebo

Aqui, na Holanda nao ha televisao internacional portuguesa. Aqui, na Holanda nao existem publicacoes portuguesas. Mas, aqui na Holanda vende-se o 24 horas.

quinta-feira, dezembro 29, 2005

A neve do lado de fora da janela - imagino-a como algodao doce. Apenas cai, docemente sem fazer barulho. Alerto os cinco sentidos: doce paladar, a cair em surdina, um leve e frio tacto, um cheiro deserto, e branca como ensinam. A Holanda nao e mais plana com a neve. A neve e a grande artista que esculpe em pequenas proporcoes montes brancos, caidos como que esquecidos a cada passo.

quarta-feira, dezembro 28, 2005

No final do ano, dizem que faz bem mudar. Que e bom. Eu ca sempre gostei de mudanca. Dar um arejo aqui e ali. Nada pior que dias iguais, cabelos a crescer desorientados, caras sem emocao; enfim, rotinas manhosas. Ha quem corte o cabelo, ou ate, maquilhe a cara do weblog. Eu optei pelos dois. A tres dias do parto de 2006, vale a pena sacudir a casa e abrir as janelas.

Bem-vindos!

quinta-feira, dezembro 22, 2005

Ja nem se pode fazer sumo de laranja...

Espaco: cozinha da empresa
Accao: Joana a fazer sumo de laranja

Dialogo:
Colegas holandeses: O que e que estas a fazer?
Joana: sumo de laranja [duh]
Colegas holandeses: ahhh...Nos nao fazemos isso aqui!
Joana: Ha alguma lei que proiba!?
Colegas holandeses: Nao, mas e estranho!
Joana: Entao...[******]

Enfim...

Feliz Natal

quinta-feira, dezembro 08, 2005

Meeting.
A palavra do momento.

quarta-feira, dezembro 07, 2005

we lost ourselves

[estoria de (d)encantar]

E sempre assim. Comigo. Contigo. Ou com quem quer que seja. Sou uma bussola avariada. Sou cigarro apagado. Nao me encontro em mim. Gostava de ser uma rosa vermelha, viva, sem dor ou Razao. So estar ali ao sabor do vento. Sinto que ha sempre uma coragem camuflada de palavras faceis, desprovida de atitude. Estado liquido, inves de solido. Nao quero ser doce. Nao preciso. Gostava tanto de ser mais alto. De ser eu. De me aprender. Quero ser sedutor da vida.

Quando e que percorremos o Amor ou Ele a nos?

Nao passo disto: de um "nao sei". De um perder constante. De um mentir facil: "num perder ha sempre um ganhar".

Nem sempre e assim. Mas pode ser.

A esperanca e feita em um por cento, nos 99 por cento de duvidas.

I lost myself.
No proximo dia 11 de Janeiro, eu vou ser fixe, mas mesmo muito fixe. E vou votar. A partir da Holanda.

SinterKlaas

Os holandeses tem um dia dedicado ao SinterKlaas. Acontece todos os Dezembros, dia cinco. Parece que o tipo veio de Espanha e parou pelos Paises Baixos, descarregou um saco cheio de doces, e a partir dai a data e anualmente lembrada. Bem, o Sinterklaas tambem me deixou um saco com muitos docinhos. E pa, isto ja parece Natal! Assim, sim!!!

segunda-feira, dezembro 05, 2005

Foi muito bom rever-te naquele pequeno momento. E, claro, aos outros dois tugas.

terça-feira, novembro 29, 2005









[texto deliberadamente censurado]

segunda-feira, novembro 28, 2005

O morno arde tanto quanto o quente. Pica e mata. Cobre de dor. Azeda paciencias. Prefiro sentir calor ou sentir frio. O morno esquece almas, refugios, cores e passarolas voadoras.

sexta-feira, novembro 25, 2005

Primeira lição

een zakdoek(en)
een jongen(s)
een meisje(s)
een das(sen)
een huis(zen)
een podlood(en)
een handtas(sen)
een gordijn(en)
(...)

dit is; dit zijn
dat is; dat zijn

[Ai senhores, onde é que me fui meter]

quarta-feira, novembro 23, 2005

Ou eu tenho cuidado, ou este weblog passa a ser um vegetal: Verde e meio do avesso.

terça-feira, novembro 22, 2005

À procura de quarto

[conversa entre emigrante português - João- em Amesterdão que aluga quarto e a Joana]

João: Ó pá..tás a ver..o quarto é pequeno, mas...tás a ver...a casa tá equipada...tás a ver....
Joana: Então, eu podia passar por ai mais tarde para ver o sítio e a casa!
João: Tás a ver....é como te digo...o quarto é pequeno...tás a ver...
Joana: hm...vais estar ocupado à tarde, caso contrário passo ai e falamos melhor?
João: Tás a ver...até podes cá jantar se quiseres...tás a ver...
Joana: Eu posso jantar em casa, só preciso de saber a melhor hora para conhecer a casa!
João:...Tás a ver...esta semana vou receber um amigo de Portugal...Tás a ver...e ....tás a ver....só pode ser depois desta semana....tás a ver...hm...tás a ver
Joana: hm....hm...
João: É assim...tás a ver..tás a ver...tás a ver...tás a ver
Joana: Ok eu telefono mais tarde a dizer o que ficou decidido! (bolas...)

segunda-feira, novembro 21, 2005

O sangue corre e percorre as veias solitárias e isoladas, que funcionam como carris para o resto do corpo. O sangue disfarça-se de azul sob o manto das veias, enerva-se de cima p'ra baixo e vice-versa. Em alturas mais proeminentes dos estados de alma, verga-se e gela, impõe um intervalo de cinco minutos, e logo retoma o singelo acto de passear por partes do corpo que ninguém conhece. O sangue conhece cinco minutos futuros, e os que os antecederam.

quinta-feira, novembro 17, 2005

Tenho dias com quatro estaçoes. Tenho quatro estaçoes num dia. Tenho Amesterdao debaixo dos pés.

quarta-feira, novembro 09, 2005

Letra para um hino
É possível falar sem um nó na garganta
é possível amar sem que venham proibir
é possível correr sem que seja fugir.
Se tens vontade de cantar não tenhas medo: canta.
É possível andar sem olhar para o chão
é possível viver sem que seja de rastos.
Os teus olhos nasceram para olhar os astros
se te apetece dizer não grita comigo: não.
É possível viver de outro modo. É
possível transformares em arma a tua mão.
É possível o amor. É possível o pão.
É possível viver de pé.
Não te deixes murchar. Não deixes que te domem.
É possível viver sem fingir que se vive.
É possível ser homem.
É possível ser livre livre livre.

Manuel Alegre

E é possível tu venceres, amigo Alegre.

segunda-feira, novembro 07, 2005

Cá estou eu num novo desafio..."O que será, será!!"...

domingo, outubro 23, 2005

Encontro-me em aspiral.
Em voltas convertidas à singularidade recta. Espectros de mim caídos aqui e acolá.
Bocados de espírito sem tom nem cor.
Frases e pontos.
Incompletos.

segunda-feira, outubro 17, 2005

Por que é que quando temos tempo não o aproveitamos para aquilo que queremos?