um weblog sobre literatura, viagens, momentos, poesia, sobretudo, sobre a vida. enfim, um weblog com histórias dentro.

domingo, outubro 05, 2003

Nada por tudo
O mestre rebelde pensou, eficazmente o nada. "Trabalhamos alguns anos para que depois não seja preciso fazer nada". E, depois "quando formos carcaças vamos passar anos a fio sem fazer nada". Em suma, o nada é o nosso tecto. As nossas respostas tendem para o nada: O que é que tens? Nada.
Mas, como em tudo na vida há um "mas". Um "mas" que faz sempre a diferença, um "mas" que consegue estar acima do nada, um "mas" que nos põe a mexer.
Quando Miguel Torga diz que a "vida é feita de nadas", a pebide da frase está, justamente no tudo que ocupa a vida, mas que nós desmesuradamente desperdiçamos. Aqui o nada é tudo! Portanto, a vida é feita de tudos que nós esquecemos no fundo da alma e que passam a nadas, porque passou o prazo de validade. Se queremos criar raízes temos de dar o tudo, se queremos caminhar pela vida e as suas estradas íngremes temos de dar o tudo, pois se cairmos no vazio do nada, perde-se a essência da luta e o paraquedas que nos segura! Finalmente, se moramos nas teias do nada, que para muitos é o caminho mais fácil, perdemos a tarefa mais difícil e mais charmosa da vida que é construir.

Sem comentários: